top of page
  • Escritório de Assuntos Externos da Comunidade Bahá'í do Brasil

No Sul, reuniões destacam o papel das famílias e o trabalho coletivo para a construção de sociedade

Durante o último final de semana, cerca de 100 pessoas provenientes de todos os Estados da região Sul do país reuniram-se em dois grandes encontros, nas cidades de Curitiba (PR) e Canoas (RS), para compartilhar uma série de percepções e experiências a respeito das atividades de construção de sociedade nesta área.

Os diferentes relatos dos participantes ressaltaram a necessidade de aprimorar a capacidade de ler a realidade de suas comunidades como um meio para melhor vislumbrar as possibilidades existentes de contribuir ao melhoramento delas.


Durante as consultas, chamou-se atenção para o trabalho envolvendo grupos de famílias, que se apoiam e acompanham umas às outras no que diz respeito às suas necessidades e seu desenvolvimento. Tal iniciativa tem demonstrado ser uma estratégia fundamental para gerar maior intensidade no movimento de populações em direção à transformação de sua própria realidade, à luz da Revelação de Bahá’u’lláh. Destaca-se, ainda, a aquisição de experiência prática à medida em que aprendem a trabalhar coletivamente dentro de um marco de ação comum.

Exemplos do poder transformador que a mensagem de Bahá’u’lláh está exercendo na vida das pessoas foram evidenciados graças à uma ampla variedade de relatos, muitos relacionados ao aumento da consciência acerca da natureza espiritual do ser humano e do poder da oração para manter as famílias fortalecidas em tempos de grandes dificuldades. O sentimento gerado por esse compartilhamento foi descrito por uma participante como: “êxtase de ver o poder da transformação que a região está testemunhando”.

A despeito de tais avanços, os amigos expressaram que ainda falta muito por fazer, e que as conferências globais que se realizarão na região nos próximos meses serão espaços para refletir, com mais amigos de todas as comunidades, sobre o caminho de serviço que estão trilhando juntos.


127 visualizações0 comentário
bottom of page