top of page
  • Escritório de Assuntos Externos da Comunidade Bahá'í do Brasil

Reuniões regionais sistematizam aprendizados sobre o serviço à humanidade

Atualizado: 14 de jun. de 2022



As cidades de Cuiabá (MT), Extremoz (RN) e Manaus (AM) receberam, no início do mês de junho, pessoas de diferentes partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia, respectivamente, para refletirem sobre como estão aprendendo a servir à humanidade e traduzir em realidade os Ensinamentos de Bahá’u’lláh para a melhora do mundo. Ao todo, estiveram presentes cerca de 160 participantes, dedicados a compartilhar experiências, percepções e expectativas sobre o trabalho que desenvolvem no âmbito local.

Em cada um desses encontros, a consulta partiu de uma leitura acurada da realidade, identificando-se as principais fortalezas das regiões e os obstáculos que desafiam o estabelecimento sistemático dos programas educacionais bahá’ís. Em Extremoz, destacou-se a relevância de se identificar e formar núcleos de pessoas capazes de trabalhar coletivamente com objetivos simples, sempre preocupadas em envolver um maior número de amigos em seus esforços. Nesse contexto, enfatizou-se o papel do instituto de capacitação como motor do crescimento, capaz de gerar um processo de transformação que se inicia no interior das famílias e ultrapassa seus limites - alcançando a vizinhança e, então, toda a comunidade.



Em Manaus, os participantes buscaram se reconectar a momentos em que a região experimentou grande vitalidade, quando o princípio da participação universal recebeu cuidadosa atenção por parte dos amigos. Sobre isso, Parnaz Imani, participante da reunião, comentou: “É muito importante retomar os espaços de reflexão, onde todos, inclusive crianças e pré-jovens, possam se sentir agentes ativos desse processo, que eles possam ver que a comunidade lhes dá valor”.

Nesse sentido, um aprendizado valioso que tem caracterizado os esforços em uma variedade de cenários diz respeito ao acolhimento de toda e qualquer contribuição. “É importante nutrir cada alma em um caminho de fé. Criar um elo de compromisso um com o outro”, mencionou Mário Costa, morador de Manaus que esteve presente nas consultas, ao reconhecer os laços de amizade que conectam as pessoas envolvidas nesse esforço coletivo.



Inúmeros exemplos de famílias inteiras que estão se transformando à medida que se dedicam ao trabalho de construção de comunidades, envolvendo amigos e vizinhos, fortaleceram o senso de propósito e indicaram o potencial dos vários agrupamentos. Professores de aulas para crianças e animadores de grupos de pré-jovens, em especial, destacaram o impacto positivo das atividades educacionais na vida de meninas e meninos dessas diferentes regiões. Em muitos casos, deu-se ênfase a como as atividades bahá’ís têm permitido às crianças e adolescentes se expressarem com mais confiança e clareza, se protegerem das forças do materialismo e construírem uma identidade como seres nobres.

Para acelerar esse processo e ampliar seu alcance, as conferências globais foram apresentadas como importante instrumento, capazes de reunir um número crescente de pessoas interessadas na construção de uma nova sociedade. Em mensagem escrita pelos participantes da reunião realizada em Cuiabá, compartilhou-se que foi possível compreender “a natureza das conferências globais e seus objetivos, o que proporcionou maior clareza aos participantes, encorajando-os a avançar no planejamento e organização dos encontros regionais e locais”.



Embora as regiões apresentem realidades distintas, em todas elas foi possível observar como os aprendizados produzidos nas mais diversas localidades têm inspirado o trabalho em diferentes contextos e reforçado um sentido de empreendimento comum. Sadat Vieira, secretário do Conselho Regional Bahá’í do Nordeste, comentou: “Uma identidade mais unida da região foi fortalecida, nutrindo as conexões entre os agrupamentos. O encontro foi permeado por uma atmosfera contagiante de alegria e unidade, que inflamou tanto indivíduos como instituições”.


76 visualizações0 comentário
bottom of page